Comunidade troca lixo recicl√°vel por alimentos em feira livre


A ideia é reduzir o desperdício e ainda ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social – Lixo que Vale é um projeto da Prefeitura de Umuarama, no estado do Paraná, em que a população pode trocar materiais recicláveis coletados por Moedas Verdes. Esse dinheiro fictício é depois utilizado em uma feira ao ar livre, de produtores locais.

Os produtos presentes na feira, que acontece quinzenalmente, são frescos e vêm de pequenos produtores da cidade. O que iria ser jogado no lixo, não só é aproveitado, como permite que pessoas em dificuldades (de uma cooperativa de catadores destes materiais) possam ser ajudadas. O ambiente agradece.

A pesagem dos produtos para reciclagem é feita todas as semanas e quem juntar um quilo de material tem direito a uma Moeda Verde. No momento da pesagem, a pessoa recebe o vale-compra correspondente para ir na feira. “Esta é uma maneira diferente de envolver a comunidade na preservação do meio ambiente”, lembra o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Fávaro.

Lixo que Vale é um projeto que merece a sua atenção:

FONTE: Hypeness




Leia também: