Análise aponta presença de álcool etílico em leite e requeijão da marca Piá

Fonte: CGN
Post: Marilene B. Bergamo

A Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS) determinou à Cooperativa Agropecuária Petrópolis LTDA Indústria de Alimentos (Piá, SIF 758) o recolhimento cautelar dos lotes de leite UHT integral fabricados em 26/06/2014 e com data de validade até 26/10/2014 (lotes L02/2 e L2-3) e do lote de requeijão light (200g) fabricado em 30/06/2014 e com data de validade até 30/09/2014 (lote L2). A marca é comercializada em várias redes de hipermercados do Paraná.

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA-RS) encaminhou na última sexta-feira (1º) documento ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul solicitando que sejam adotadas novas medidas de investigação, com o apoio de outros órgãos, conforme previsto em termo de cooperação técnica. O Ministério da Justiça também foi comunicado e a expectativa é de que seja analisado o pedido de recall dos produtos já comercializados, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90).

O posto de refrigeração de Vila Flores (RS), SIF 2501, que pertence à Cooperativa Piá, foi interditado pelo Serviço de Inspeção Federal no dia 15 de julho em razão da detecção de álcool etílico em amostra de leite cru refrigerado. Por não ser um constituinte normal da composição do leite cru refrigerado, a presença dessa substância no leite é considerada fraude, pois mascara a adição de água. O posto retornou às atividades no dia 21 do mesmo mês, após implantar ações corretivas para garantir o restabelecimento das condições de controle necessárias ao funcionamento do estabelecimento.

Segundo informações da rastreabilidade apresentadas pelo Posto de Vila Flores, o lote do leite do qual foi coletada a amostra que havia sido remetido à sede da cooperativa (Piá), no município de Nova Petrópolis (RS), foi utilizado na fabricação dos produtos da marca Piá: o requeijão light 200g e o leite UHT integral.

O Mapa aguarda o julgamento do caso, que deve levar alguns dias.

A Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul solicitou ao Ministério Público Estadual investigações sobre a presença de álcool etílico detectada em uma inspeção em leite UHT e requeijão light da cooperativa Piá. O pedido foi encaminhado na última sexta-feira (1º), mas só foi divulgado nesta segunda (4). Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), desde julho a empresa está orientada a recolher lotes dos dois produtos.

O governo informou que no dia 15 de julho deste ano o posto de refrigeração da Piá em Vila Flores, município da serra gaúcha, foi interditado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) após álcool etílico ser encontrado em amostras de leite cru refrigerado. Em nota, o Mapa ressaltou que "a presença da substância no leite é considerada fraude, pois mascara a adição de água". O posto, porém, retornou às atividades no dia 21 do mesmo mês, após implantar ações corretivas.

Confira a íntegra da nota

Nota oficial da Cooperativa Petrópolis

Tendo em vista determinação da Superintendência Federal de Agricultura do Rio Grande do Sul (SFA-RS) determinou à Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. Indústria de Alimentos (Piá, SIF 758) o recolhimento cautelar dos lotes de leite UHT integral fabricados em 26/06/2014 e com data de validade até 26/10/2014 (lotes L02/2 e L2-3) e do lote de requeijão light (200g) fabricado em 30/06/2014 e com data de validade até 30/09/2014 (lote L2).

1 – Nas análises internas e nas amostras dos referidos lotes enviados para análise externa em laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura, não ficou constatado qualquer irregularidade nos itens produzidos;

2 – Ainda assim, a Cooperativa Agropecuária Petrópolis Ltda. procedeu o recolhimento no mercado dos referidos lotes, conforme solicitado pela Superintendência de Agricultura.

3 – Os produtos que ainda estiverem no mercado serão recolhidos.