Seis indústrias do Paraná ganham autorização para exportar para a Rússia


Fonte: Gazeta do Povo
Post: Marilene B. Bergamo

Seis novas indústrias paranaenses estão autorizadas a exportar para a Rússia, após a revogação dos embargos a produtos brasileiros anunciada na quarta-feira (6) pelo serviço sanitário do país. Algumas delas já vendiam produtos aos russos, mas ganharam outras autorizações.

Três delas são unidades de carne de frango. As outras três concessões foram para plantas de carne bovina, suína e produtos lácteos, conforme relatório do Rosselkhoznadzor, o órgão de vigilância sanitária russo. No total, a Rússia suspendeu o embargo a 60 frigoríficos brasileiros.

O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Seneri Paludo, afirmou que a liberação pode representar uma “revolução” para a indústria brasileira de carnes, comparável à que a China provocou nas exportações de soja do Brasil na última década.

Os produtos nacionais serão usados para abastecer o mercado russo depois que o presidente Vladimir Putin resolveu embargar a importação de uma série de mercadorias dos Estados Unidos e da União Europeia. A medida foi uma resposta às sanções aplicadas pelo Ocidente devido ao conflito na Ucrânia.

No ano passado, o Brasil exportou 60 mil toneladas de carne de frango para a Rússia. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor, vê a possibilidade de o volume crescer para 210 mil toneladas neste ano após o anúncio.




Leia também: