Polícia Militar do Paraná comemora 160 anos


Fonte: Catve
Post: Marilene B. Bergamo

 

A Polícia Militar do Paraná comemora no dia 10 de agosto, 160 anos. Uma solenidade nesta sexta-feira (8) marcou a data no 6º BPM de Cascavel. Diversas autoridades estiveram presentes, como os comandantes do 5º Regional, do 6º Batalhão, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros e também da 3ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual. Lideranças religiosas e o delegado da 15ª SDP também participaram do evento.

Para o tenente-coronel Eudes Camilo da Cruz, do 6º Batalhão, a Polícia Militar tem o que comemorar, já que conseguiu reduzir índices de criminalidade e aumentar a presença policial nas ruas. "Nós estamos em um patamar bom, diria que de excelência, pois conseguimos reduzir os principais crimes e aumentamos a presença da polícia. O criminoso se inibe ao ver o efetivo nas ruas e não comete os ilícitos".

Conforme o tenente-coronel, com a formação dos novos alunos soldados haverá ainda incremento na corporação de Cascavel e também da região. "Hoje o efetivo é considerado razoável. Mas teremos incremento dos alunos do curso de formação. São mais 94 policiais que passam a fazer parte do nosso efetivo".

A banda do Exército realizou apresentações e foi relata a história da PM no estado.

Dados históricos

A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de Caçadores em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial. Mesmo sem estar ainda completamente organizada, cedeu parte de seu efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria. Uma Companhia incluindo os primeiros oficiais seguiu para o Rio de Janeiro para se integrar ao 4º Corpo de Voluntários. Três companhias paranaenses se reuniram a outras duas formadas em Santa Catarina para compor o 25º Corpo de Voluntários, mais tarde incorporado ao 31º CVP, que se destacou como uma das melhores unidades na Guerra do Paraguai e foi uma das últimas a ser desmobilizada.

Outras passagens importantes marcam a história da PM, como o Cerco da Lapa, durante a Revolução Federalista no final do século XIX, a Guerra do Contestado, já no início do século XX, a Revolta de 1924 e as Revoluções de 1930 e 1932. Com o fim do Estado Novo mudou o direcionamento do emprego para a Polícia Militar. A corporação até então demasiado voltada para a proteção do Estado, passou a ser prioritariamente orientada para a segurança dos cidadãos. Suas atividades foram diversificadas e foram criados novos serviços especializados, desenvolvendo paulatinamente a configuração que possui nos dias de hoje, com a missão de zelar pela paz e proteção da sociedade.

A Polícia Militar está presente em todos os municípios do estado; seus batalhões têm sede nos principais centros urbanos e suas companhias e pelotões estão distribuídos pelas localidades circunvizinhas.

O SINTRASCOOP PARABENIZA A POLÍCIA MILITAR PELA DEDICAÇÃO E SERVIÇO A COMUNIDADE!!

 




Leia também: