Oito empresas paranaenses de TI estão entre as 100 melhores para se trabalhar


Matéria: Gazeta do Povo
Post: Marilene B. Bergamo

Oito das 100 melhores empresas de tecnologia da informação (TI) para se trabalhar no país são do Paraná.

A informação é do ranking do Great Place To Work Institute (GPTW), que no dia 07 de agosto divulgou as empresas de TI com o melhor clima organizacional, entre as quais estão: HSBC Global Technology, GVT, CINQ Technologies, DB1 Global Software, EBS Sistemas, SG Sistemas de Automação, Benner Saúde e Inove.

O ranking coloca o estado no quarto lugar em relação ao número de vencedores.

Segundo a consultora de relacionamento do GPTW, Carla Costa, as oito paranaenses do ranking somam cerca de 19 mil funcionários e metade delas atua no ramo de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis.

“As relações entre as pessoas (camaradagem) e o sentimento de respeito que os funcionários percebem de seus gestores para com eles estão entre as questões que mais se destacaram na pesquisa realizada com os colaboradores. Essas empresas, no entanto, apresentam oportunidades de melhoria com relação à média das 100 premiadas em TI”, afirma Carla.

Posições

A paranaense mais bem cotada pelo GPTW é a DB1 Global Software, que conquistou a 28ª colocação no ranking. Em 55º lugar, a GVT é a segunda melhor colocada do estado na classificação, seguida de perto pela HSBC Global Technology, 57º da lista.

Com 22 anos de mercado, a empresa curitibana CINQ Technologies conquistou o reconhecimento pela quarta vez consecutiva assumindo a 64ª posição do ranking nacional. A Inove, por sua vez, figurou na 69ª colocação.

As três últimas empresas do Paraná que receberam o título de melhor para se trabalhar foram aBenner Saúde, na posição 83, a SG Sistemas de Automação, 97ª colocada, e a EBS Sistemas, 98ª classificada no ranking nacional.

Indicador

Na sua 9ª edição, a premiação do Great Place To Work avaliou as práticas e políticas de gestão das empresas que obtiveram nota final (índice de confiança) igual ou superior a 70%.

Carla explica que as listas de Melhores Empresas para Trabalhar foram criadas com o objetivo de promover as empresas que apresentam práticas diferenciadas em gestão de pessoas e incentivar outras organizações a seguirem esta mesma filosofia.

“A construção de excelentes ambientes de trabalho é uma condição cada vez mais importante para toda a rede de stakeholders [partes interessadas] e tem sido uma importante variável agregadora de valor à marca das empresas que figuram nestas listas, aumentando sua força no mercado. Da mesma forma, a lista funciona como uma ferramenta de consulta para quem deseja buscar um novo emprego”, avalia a consultora.

 



Leia também: