Depois da chuva, ventania e frio no Sul


Matéria: Climatempo
Post: Marilene B. Bergamo

 

A passagem de uma frente fria trouxe grandes mudanças no tempo para a Região Sul do Brasil. Para termos uma ideia, o domingo (24) teve temperaturas elevadas em Porto Alegre, a máxima foi de 34,6°C segundo informações da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A segunda-feira (25) já teve temperatura amena e fortes pancadas de chuva em diversas áreas, principalmente sobre o Paraná que teve a ocorrência de granizo em algumas áreas como Londrina.

 

 

Com o afastamento das áreas de instabilidade a chuva já diminui sobre a Região Sul e começa sobre o Sudeste.As rajadas de vento seguem mais altas principalmente sobre o Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Imagem de satélite do canal do infravermelho realçado

 

Após a passagem da frente fria, vem o frio! O ar polar começa a entrar de forma mais efetiva sobre os Estados da Região Sul e a temperatura vai cair. Principalmente ao longo das madrugadas, tanto que há previsão de geada tanto para a madrugada de quarta-feira (27) quanto a de quinta-feira (28).

 

Previsão de geada para quarta-feira e quinta-feira

 

As áreas de geada devem se concentrar mais sobre a região da Campanha e sobre a Serra Gaúcha e Catarinense. As áreas do Planalto Sul de Santa Catarina também estão sujeitas a geada forte, principalmente na quinta-feira.

 

 




Leia também: