16° Congresso das Cooperativas reúne milhares de cooperários em Francisco Beltrão

beltrão

O dia 17 de maio foi marcado pela realização do 16° Congresso dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná, realizado pela FETRACOOP-PR, no Marabá Eventos em Francisco Beltrão e batendo recorde de público, com mais de 2000 trabalhadores participantes. O ambiente acolhedor mostrou a preocupação da Federação e dos sindicatos filiados em atender bem o seu associado.

O evento que teve início por volta das 11h20m contou com a presença do deputado Estadual Wilmar Reichembach que na abertura comentou sobre a importância do trabalho da FETRACOOP-PR. “Esse evento é muito importante para os trabalhadores da classe das cooperativas, pois aqui é discutido o que o trabalhador quer, com transparência e honestidade. Parabenizo a todos os organizadores e aos sindicatos filiados pelo evento realizado no dia de hoje. No ano passado cerca de 2000 pessoas participaram do Congresso em Cascavel e hoje podemos ver que o número é maior, o que mostra um trabalhador interessado em dialogar com o seu sindicato.” Discursou o deputado.

Após a abertura e o almoço, aconteceu a palestra sobre economia doméstica. Depois, durante assembleia, os trabalhadores discutem a pauta para a negociação salarial 2015/16 tratou de reajustes salariais, piso mínimo, ticket alimentação e data-base que teve como principais pontos o reajuste salarial na ordem de 15%, reajuste no Vale Alimentação em 30%, data base para 1 de março e demais itens do rol de reivindicações que foram aprovados de forma unanime pelos presentes.

O anfitrião do evento, o presidente do Sitracoosp, José Altair Constantino conta que o resultado foi surpreendente. “Para nós do sudoeste é um momento ímpar, pois nunca tínhamos feito o congresso dessa magnitude. Hoje nós reunimos mais de 2000 trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná, mais de 40 municípios do oeste estão presentes hoje neste evento e para nós do Sindicato é muito importante, valorizamos o nosso trabalhador do sudoeste e também a nossa sede. Estavamos preocupados com a distância, teve trabalhadores que percorreram seis horas de viagem em um ônibus para vir aqui hoje, inicialmente esperávamos 600 a 700 pessoas por conta da distância, mas hoje vemos um associado preocupado com o trabalho do sindicato e que mostra interesse em votar e acompanhar a pauta.”

Beno Schroder, presidente do Sintrascoom destacou a interação e o esforço do cooperado para participar do evento. “Esse evento marca o início das negociações salariais que pretendemos conquistar na nossa data base em 1° de junho. A presença desse grande número de trabalhadores é o que marca realmente a força do sindicato junto as cooperativas, para elas saberem qual a vontade e a necessidade desse trabalhador. Esse grande número de pessoas, reflete a confiança do trabalhador em seu sindicato, a nossa categoria é a única no Brasil que faz esse tipo de evento e isso engrandece as negociações, as participações e o desejo dos trabalhadores. Nós estamos gratificados pela presença do trabalhador que é quem faz o sindicato.”

Dando as boas vindas aos trabalhadores, o presidente da FETRACOOP-PR e Sinstrascoop, Clair Spanhol, agradeceu a presença do público. “É muito importante para nós conseguir reunir um número tão expressivo de participantes. Ficamos muito felizes em poder recebe-los para um dia diferenciado, mas muito importante com a nossa luta por melhorias para a categoria. Nós nos pautamos pelo respeito por todos que vieram até aqui, agradeço a todos que se emprenharam nessa forte luta para que isso se realizasse.” Disse.

O diretor do Sintracoosul ,Joel Martins Ribeiro lembrou de destacar as propostas discutidas na assembleia. “Agradeço a todos os presentes, aos diretores que trouxeram os trabalhadores para este congresso, realmente hoje tivemos um dia de interação muito importante, onde foi pautado as propostas na assembleia. Destaco  a importância de prestigiar o nosso cooperado que é o dono do Sindicato e que hoje se esforçou para participar desse congresso e saber quais eram as propostas. Estão todos de parabéns e nós temos que agradecer pela confiança e pelo carinho dos nossos associados.”

Cooperários receberam prêmios no congresso

Valorizando ainda mais o trabalhador em cooperativa, durante o congresso foram sorteadas 15 poupanças da Sicredi no valor de R$1.000,00 cada, além de brindes como bolsas personalizadas da Fetracoop-PR e um grande prêmio, uma moto 0km. Confira os ganhadores:

1- Jhon Carlos Vargas (Coopavel)

2- Helena Ramos de Oliveira

3- Alaor Eurchetti (Copacol)

4- Ivonei Alves de Souza (Copacol

5- Vera Lucia Leal (Copacol

6- Matians Gear Oliveira (Coasul)

7- Susan Carla Ksenhuke (Castrolanda)

8- Ana Maria Boaro (Copacol)

9- Pamela Rossa (Lar)

10- Mariele da Costa (Frimesa