Dirigente de ONG e foto desmentem Carlos Lupi.

A cada dia que passa a situao do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), fica mais complicada. Os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo publicaram ontem entrevistas com o dirigente de ONGs Adair Meira, nais quais ele confirma conhecer o ministro. Tambm diz que os dois viajaram juntos num voo, em dezembro de 2009, a cidades do interior do Maranho. Na semana passada, em depoimento na Cmara dos Deputados, Lupi negou conhecer Meira. Ministro confuso Nas entrevistas que concedeu imprensa, Adair Meira confirmou ter estado com Lupi na viagem de 2009. Eu viajei com o ministro num trecho, isso eu confirmo. Meira dirige trs ONGs que mantm contratos com o Ministrio do Trabalho que esto sob investigao da Controladoria-Geral da Unio (CGU). Uma das ONGs, a Pr-Cerrado, no apresentou comprovao de gastos de cerca de R$ 5 milhes repassados pela pasta (o montante que a entidade recebeu de R$ 13,9 milhes). Sobre a declarao de Lupi que o desconhecia, Meira foi irnico: O ministro est confuso em dar esta declarao. Na Cmara, Lupi havia dito: Nunca andei em jatinho de Adair, no o conheo. No tenho nenhum tipo de relao com ele. O dirigente das ONGs rebateu: Queria contestar essa histria do ministro. Eu queria dizer claramente que o ministro est equivocado ou est sem memria. Acho que essas palavras bastam por enquanto: ele est equivocado ou sem memria. Meira tambm disse ter providenciado o avio, mas no alugado como denunciou a revista Veja. Eu no paguei. Eu indiquei a companhia [area], disse. O avio King Air usado na viagem foi alugado numa empresa de txi areo de Goinia, sede da ONG Pr-Cerrado. Em sua defesa, Lupi alegou que o PDT pagou as despesas daquelas viagens ao Maranho. Eu no sei quem pagou. Acho que essa verso de que foi o PDT pode ser verdade, disse Meira. Foto em site Uma foto publicada no site Graja de Fato, da cidade maranhense de Graja, uma das visitadas por Lupi na viagem de 2009, divulgou fotos atestando que o ministro usou o avio prefixo PT-ONJ, conforme afirmou a revista Veja. O Ministrio do Trabalho, em sua primeira manifestao oficial sobre o caso, divulgou nota negando que Lupi tivesse usado esse avio especfico e sustentou que o ministro havia usado em seus deslocamentos no interior do Maranho outra aeronave. As entrevistas de Adair Meira e a revelao da foto do avio complicaram a situao do ministro porque, no depoimento, ele pode ter cometido falso testemunho mentir sob juramento. O lder do DEM na Cmara, deputado ACM Neto (BA), quer aprovar convite hoje na Comisso de Fiscalizao e Controle para ouvir Meira. Queremos ouvi-los para tornar oficial a mentira do ministro, disse. Alm disso, um site maranhense publicou fotos mostrando o ministro descendo de uma aeronave que Lupi tambm havia negado ter utilizado. J o jornal Folha de S.Paulo denunciou que Lupi aprovou o registro de sete sindicatos patronais fantasmas no Amap (leia mais sobre esse caso no quadro). Fonte: Site; Jornal Gazeta do Povo, (16/11/2011).