Crise no abate de aves em SC beneficia o PR.

A indstria que o grupo Marfrig mantm na Lapa a 60 quilmetros de Curitiba passar a receber perto de 40% das aves que eram abatidas em Jaragu do Sul (SC). A indstria catarinense teve seu fechamento e a demisso dos 890 funcionrios confirmados na ltima semana. A previso no municpio paranaense, que industrializa 200 mil frangos por dia, que as atividades sejam ampliadas em mais de um tero nos prximos meses. Dos 199 avicultores que forneciam matria-prima para a indstria de Jaragu, 80 tero a produo destinada unidade da Lapa (a 165 quilmetros de distncia), conforme a empresa. Os demais devem atender as fbricas de Ipumirim (430 km), no Oeste catarinense, e Passos (940 km), em Minas Gerais. A companhia ainda no confirmou investimentos. //
200 mil aves
por dia so abatidas no municpio paranaense perto de 5% da produo estadual. Ampliao das atividades da Seara consolida o estado como maior produtor e exportador do alimento.
Ampliar a produo um planejamento antigo da empresa. Isso refora o papel da avicultura na economia do municpio, destaca Joo Baggio Neto, diretor de Indstria e Comrcio lapeano. A previso que 800 trabalhadores sejam contratados na cidade, elevando o nmero local de funcionrios da empresa para 3 mil. Atualmente, metade dos 45 mil habitantes da Lapa est ligada cadeia do frango. O crescimento da atividade consolida o Paran como o maior exportador de carne de frango do Brasil,com embarque de mais de 300 mil toneladas ao ms. A indstria local fazia parte da antiga DaGranja, marca adquirida pelo Marfrig em 2008 por US$ 58 milhes, e hoje funciona como uma unidade da Seara, comprada pelo grupo em 2009 por US$ 900 milhes. responsvel por cerca de 5% dos abates de frango do Paran, que passam de 100 milhes mensalmente. Inaugurada em 1970, a unidade de Jaragu do Sul tinha praticamente a mesma capacidade de abate da planta lapeana e produzia 32 toneladas de rao por hora. De acordo com nota distribuda pela Seara, a deciso de encerrar as atividades ocorreu por conta da distncia de importantes centros produtores de gros do pas, como Paran, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os custos do milho, principal matria-prima para raes, teriam inviabilizado a fbrica. Outra justificativa a escassez de mo de obra no Norte catarinense. Porm, a Seara deve enfrentar problema semelhante para ampliar as atividades da indstria paranaense. De acordo com a Agncia do Trabalhador da Lapa, tambm faltam trabalhadores qualificados na regio. O Marfrig, tradicional no mercado de carne bovina, entrou no setor de aves em 2008 e mantm indstria da Seara tambm no Norte Pioneiro do Paran, em Jacarezinho. A unidade da Lapa produz frango in natura e cortes especiais e inclui uma fbrica de produtos empanados e industrializados. Em Santa Catarina, a empresa possui cinco complexos industriais, um terminal porturio, um escritrio administrativo, mais de 11 mil funcionrios e recebe a produo de 2,3 mil criadores de aves e sunos.