Agroneg贸cio cobra apoio preventivo.

O agroneg骳io n鉶 est imune 鄐 consequ阯cias da crise internacional e corre o risco de ter queda expressiva na renda em 2012, alertou a presidente reeleita da Confedera玢o da Agricultura e Pecu醨ia do Brasil (CNA), a senadora K醫ia Abreu (PSD-TO), que assumiu novo mandato de tr阺 anos nesta semana. Em sua avalia玢o, o adiamento da vota玢o do C骴igo Florestal para 2012 pela C鈓ara e os riscos clim醫icos oferecidos pelo La Ni馻 safra de gr鉶s exigem que o governo federal amplie o apoio ao setor. Ela considera que boa parte do cr閐ito tomado pelos produtores de gr鉶s brasileiros depende de institui珲es financeiras da Europa. A seu ver, o governo deve usar reservas p鷅licas para garantir financiamentos ao setor no pr髕imo Plano Agr韈ola e Pecu醨io. Al閙 do risco de aumento nos custos financeiros e de quebra clim醫ica, para ela, a implanta玢o do C骴igo Florestal pode reduzir a 醨ea produtiva em at 30 milh鮡s de hectares, com impacto em toda a economia. 揘鉶 podemos entrar com essa fragilidade na crise internacional, apelou. A presidente da CNA admite que para a implanta玢o do C骴igo Florestal mesmo que o projeto seja sancionato at o dia 11 de abril, nova data limite, por ser o prazo para a averba玢o das reserva legal exigida pelo C骴igo em vigor ser鉶 necess醨ios de tr阺 a quatro anos. Perto de 5 milh鮡s de agricultores ter鉶 de se cadastrar no Minist閞io do Meio Ambiente. Suas informa珲es dever鉶 ser conferidas in loco ou por fotos de sat閘ite para que as exig阯cias sobre cada propriedade sejam definidas. 揘a melhor das hip髏eses, do ponto de vista da agropecu醨ia, vamos perder de 10 a 15 milh鮡s de hectares, e na pior, 30 milh鮡s de hectares, avaliou. Ela criticou a falta de investimentos em infraestrutura pelo governo federal. 揙 Brasil concentra 52% da produ玢o de soja e milho no Centro-Norte (Centro-Oeste, Norte, Nordeste) e apenas 17% saem do pa韘 pelos portos do Norte. Mais de 80% s鉶 exportados por Santos, em S鉶 Paulo, e por Paranagu, no Paran, encarecendo o transporte e desgastando as estradas, argumentou. Em sua avalia玢o, os 韓dices que apontam queda nas exporta珲es s鉶 sinais de que a crise bate porta do agroneg骳io.

Leia tamb茅m: