Seguro rural tem verba reduzida.

O volume de recursos que o governo federal pretende destinar em 2012 ao seguro rural da agropecuria comercial deixou o setor inconformado. Dos R$ 669 milhes reivindicados, apenas R$ 46 milhes devem ser confirmados ao programa que reduz o preo dos contratos assinados pelos produtores, conforme a Federao da Agricultura do Paran (Faep). No Ministrio da Fazenda e no Ministrio da Agricultura, a informao que os valores esto sendo negociados. Os agentes que participam das discusses evitam falar sobre o assunto. A expectativa que novos valores sejam anunciados at amanh. //
R$ 67 bilhes
de reajuste so esperados no Plano Agrcola e Pecurio 2012/13, que deve ser anunciado no primeiro semestre do ano que vem e inclui os recursos do seguro rural.
Os oramentos de 2010 e 2011 no foram executados pelo governo federal. Faltaram R$ 163 milhes no exercdio passado e, neste ano, dos R$ 406 milhes previstos, R$ 253 saram. Desse total, R$ 120 milhes tiveram confirmao no ltimo ms e h risco de os bancos no conseguirem repassar os recursos, uma vez que a maior leva de contratos de custeio foi assinada s vsperas do plantio de vero, que comeou em setembro. As cinco seguradoras que oferecem seguro com subveno do governo agropecuria alegam que precisam ampliar sua carteira de clientes para tornar o negcio vivel. Essa ampliao estaria atrelada subveno que o governo paga aos produtores. A ajuda de custo cobre 50% do prmio do seguro para soja, milho e arroz e chega a 70% no caso do trigo e do feijo. A Faep tenta mobilizar os deputados que representam o Paran, na esperana de ampliar o oramento de 2012. importante aprovar o mximo no oramento. Brigar por suplemento mais difcil. O governo, ao investir cada vez menos no seguro rural, pode ter que administrar crise em caso de catstrofe climtica. A agricultura precisa sair do crculo vicioso do endividamento, diz Pedro Loyola, economista da organizao, que representa os sindicatos rurais do Paran. O setor busca ampliar tambm o oramento do Plano Agrcola e Pecurio 2012/13, que deve ser anunciado no primeiro semestre do ano que vem, conforme o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. No h garantia de reajuste, mas a reivindicao dos representantes dos produtores que o valor oferecido agropecuria comercial seja elevado de R$ 107 bilhes para R$ 174 bilhes. Fonte: Site; Jornal Gazeta do Povo, (16/12/2011).