Governo anuncia socorro a produtores.

O governo federal anuncioumedidas de apoio aos produtores afetados pela seca que prejudica as lavouras do Sul do pas desde novembro. Os ministros Fernando Bezerra (Integrao Nacional) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuria e Abastecimento) viajam ao Rio Grande do Sul o estado mais prejudicado pelos efeitos do La Nia para divulgar um pacote discutido nos ltimos dias. A estratgia amenizar os efeitos na renda do agronegcio com recursos para comercializao e seguro anticatstrofes. No Paran, a expectativa que reivindicaes da Organizao das Cooperativas (Ocepar) e da Federao da Agricultura (Faep) sejam atendidas. Os principais prejudicados seriam os produtores de milho, soja, feijo e leite. Entre as pedidos est a agilizao das vistorias e a indenizao dos sinistros vinculados ao Proagro (seguro para pequenos produtores) e ao seguro rural da agricultura comercial. O setor reclama que o oramento para o seguro rural de 2012 no corresponde metade dos recursos necessrios. A expectativa era que R$ 700 milhes fossem destinados a subvenes, que barateiam os contratos pagos pelos produtores s seguradoras. Fonte: Jornal Gazeta do Povo, (16/01/2012).