Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Cascavel e Região
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Covid-19

Psicólogo do Sintrascoop fala da saúde mental em tempos de pandemia

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE COVID-19

No rastro do coronavírus e seus desdobramentos, transtornos psicológicos como ansiedade e depressão podem formar uma nova onda de estragos à saúde.

A COVID-19 tem sido esgotante para a maioria da população e os sentimentos de medo e ansiedade são ainda piores para aqueles que precisam estar em isolamento. Analisando isso, o psicólogo comportamental do Sintrascoop, Mizael Silva listou algumas perguntas e respostas baseadas em sua abordagem Analítico Comportamental

O que devo fazer para que a mudança de rotina não afete meu psicológico?
Tente manter o que puder de sua rotina diária que o isolamento permite. Acorde. Vista-se. Determine metas para seu dia. Faça o café da manhã. Encontre alternativas se algumas rotinas não podem ser mantidas por não conseguir sair de casa. Se você está trabalhando em casa, procure manter suas atividades.
A maioria de nós temos coisas que queríamos fazer há muito tempo. Assista séries, leia livros que você prometeu a si mesmo que iria ler. E o seu quarto, como está? De uma renovada ou reorganize-o. Faça coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo

Como evitar conflitos familiares por conta do isolamento?
Seja gentil com as pessoas que estão a sua volta. É um desafio para muitos de nós ficar com outras pessoas em um ambiente fechado por muito tempo, como uma casa ou apartamento, mesmo que sejam parentes que gostamos e amamos. Todos sabemos que o confinamento é muito estressante, portanto, aqui estão algumas sugestões úteis:
1.    Preste atenção no que os outros estão falando. Você tem tempo agora, escute. Descubra o que a outra pessoa está sentindo e pensando.
2.    Seja empático. Se coloque no lugar dos seus companheiros de isolamento que estão no mesmo ambiente. Cada um reage de forma diferente aos problemas que se apresentam.
3.    Contenha seus sentimentos e emoções, e uma possível incerteza. Existem alguns passos que você pode seguir. Segue alguns exemplos:
Se você estiver estressado, pare um pouco o que estiver fazendo e foque na sua respiração. Por 5 minutos inspire e expire lentamente e prestando atenção na respiração. Sinta como o ar entra pelo nariz até seus pulmões. Simplesmente concentre-se na sua respiração. Isso é muito simples e realmente ajuda a acalmar e a diminuir o estresse. Faça isso sempre e vai perceber que funciona.
Foque seus pensamentos em eventos positivos do seu dia. Reserve 5 minutos de preferência a noite antes de dormir. Pense e concentre-se em coisas boas e positivas e se possível anote-as. Talvez você tenha visto um bom filme com a família, ou encontrado um amigo que lhe traz boas vibrações. É muito importante evitar pensamentos que causam sentimentos ruins.
Se as notícias estão lhe sufocando, desconecte-se das mídias sociais e notícias online.
Coloque as coisas em ponto de vista. Você tem um lugar para ficar. Você tem amigos e família. Você tem comida. Esse isolamento durará por algum tempo e logo você poderá retornar à sua vida normal. Este é um momento passageiro em sua vida. Observe as coisas boas da sua vida e reflita como você pode usar esse intervalo da sua rotina diária para crescer. 
Se estiver com dificuldades, procure ajuda profissional.